PAULO AFONSO – Descontando o ineditismo da crise sanitária vigente, que expõe o tamanho do buraco que há na saúde do Brasil, consequentemente, nos municípios, há no cidadão pauloafonsino, no geral, excetuando-se a oposição que quer o poder, a visão de que o prefeito Luiz de Deus (PSD) se mexeu para tentar evitar o caos.
Há, por isso mesmo, certa paciência do povo, em ver as tropeçadas da equipe de saúde que jura seguir protocolos usados no mundo inteiro, mas que, bem examinados, não resistem à lógica e, dia após dia, servem de munição para adversários moerem as chances de uma gestão comprometida, para dizer o mínimo, não se enterrar antes do tempo.
É absolutamente inadmissível que episódios como o de sexta-feira 15, ainda se repitam. Duas famílias indignadas por perderem seus entes queridos, e verem que foram mortes atribuídas [pela prefeitura] ao Covid-19, sem que haja [ainda] comprovação médica. Onde está o laudo médico, os exames que comprovem que essas mortes foram ocasionadas pelo coronavírus?
Detalhe: podem ser, mas é absurdo que se dê uma notícia dessas sem que as provas definitivas estejam anexadas à informação. Causa revolta, pânico, e descrença na gestão. Que, por seu turno, investe pesadamente para ter profissionais de qualidade, contrata médicos, toca a crise com responsabilidade, envolvendo centenas de profissionais de saúde, da infraestrutura à assistência social, mas se comunica de forma desastrosa.
Se tudo isso que a gestão está passando com efeito colateral danoso puder ser atribuído a protocolo, já passou da hora de mandá-lo para o diabo que o carregue. E passar a operar com a lógica. Ou faz isso agora, com números ainda controláveis da doença, ou será tarde de mais depois.
Pontos inquestionáveis: controle do fluxo de pessoas com as barreiras sanitárias; abertura da policlínica regional para os pacientes de Paulo Afonso, caso não haja acordo com os municípios pactuados. E para isso existe a política – ou não há interlocução com o governo do estado?, abertura das Unidades de Saúde da Família – as outras doenças não deixaram de existir -, e as pessoas precisam fazer o controle delas. Transparência em relação ao gasto público, dados dos investimentos etc., são coisas para ontem. Porque a caminhar seguindo o protocolo, pode para essa gestão, não haver amanhã.
Em tempo: uma mexidinha no Executivo não faria mal a ninguém, pelo contrário.
Um comentário
Há divulgação da suposta morte por Covid-19 de duas pessoas em canais de comunicação da prefeitura foi de um amadorismo tacanho. Antes de tudo, a morte das duas pessoas por Covid é apenas uma suposição, que pode gerar uma Fake news da própria prefeitura, uma vez que não for constatado a morte ppr Covid! Em seguida, as pessoas já estavam mortas, então qual a razão dessa divulgação para a sociedade? Por que não se esperou o resultado dos exames, para depois confirmar? Os familiares estão sofrendo um luto dobrado, pela dor da perda e pela divulgação na mídia de uma suposta morte por Covid! Sinceramente, há muito tempo que víamos uma lambança dessas!!!