PAULO AFONSO – Agora há pouco, os vereadores reunidos com o prefeito Luiz de Deus (PSD), testemunharam uma cena rara: o prefeito serrou os punhos e bateu com força na mesa do gabinete.
Luiz de Deus está com as abelhas por ter sido desafiado pelo vereador Valmir Rocha (PCdoB), inconformado com a indicação de Zé de Abel (Podemos) feita pelo atual presidente da Câmara Municipal, Pedro Macário (União) para ser o seu sucessor.
Antes de perder as estribeiras hoje, há cerca de um mês, Luiz de Deus recomendou que sua base usasse de bom senso, se mantivesse unida e sem traições. “Quem não estiver satisfeito saia”, disse.
Valmir Rocha fez ouvidos de mercador às recomendações, e, na sessão ordinária da Câmara Municipal, havida ontem, desafiou: “O Parlamento tem que ser independente”.
Embalado pelo bafo da oposição, Valmir sonha em tirar votos de Zé de Abel e conseguir a maioria para quebrar os braços do prefeito, e se impor à frente do Legislativo.
O vereador Zezinho (Progressistas) prometeu-lhe um voto. E Keko do Benone (Avante) era, até hoje, dúvida. Os vereadores Jean (PSD) e Marconi Daniel (PV) encorajaram a empreitada de Valmir e tocaram fogo no parquinho. Evinha (Solidariedade) desejou sorte, mas não declarou voto.
Todo o mais está com Zé de Abel. Depois do que Luiz de Deus disse hoje, pode ser que a oposição volte a ter mais de 4.
Conforme acerto, a Mesa Diretora ficou assim: Presidente -Zé de Abel; vice-presidente Bero do JB, 1º Secretário Paulo Tatu e 2º Secretário Irmã Leda.